Enriquecimento Ambiental para Felinos

By 4 de abril de 2016 Dicas & Curiosidades No Comments

O enriquecimento ambiental é a adição de fatores novos ao ambiente aonde o gato vive (casa, quintal ou apartamento) com o objetivo de promover distração e bem estar a esses animais levando a uma maior qualidade de vida.

Os gatos que vivem em confinamento, como apartamentos ou casas teladas, estão mais protegidos dos perigos enfrentados nas ruas e das doenças contagiosas, porém são os que mais necessitam de enriquecimento ambiental.
Interação gato-homem: pode ser feita através de brincadeiras, adestramento ou simplesmente sessões de escovação.

É de fundamental importância não estimular a agressividade através de brincadeiras rústicas, como mordidas nas mãos. A interação com outro animal deve ser feita com cautela, pois os gatos são animais relativamente solitários. Quando essa interação ocorre na infância costuma obter maior sucesso do que na fase adulta.

Uso de brinquedos: é importante observar o comportamento do gato no momento da interação, pois alguns brinquedos podem ser ingeridos pelo gato e provocar danos graves. Além disso, brinquedos que o gato não consegue “pegar” podem gerar frustração, como ponteira a laser e joguinhos no tablet/celular.
Devemos estimular nossos gatos com brinquedos que simulem uma caça que, além de distraí-los, é uma maneira de fazermos com que eles se exercitem. Sempre permita que seu gato finalize a brincadeira deixando-o pegar com as patas ou a boca o brinquedo. Dessa maneira ele entende que conseguiu “caçar” sua presa.

Algumas alternativas interessantes são: ratinhos de corda, bolinhas com guizo, penas, brinquedos com cat nip, que é uma erva que propicia sensação de bem estar ao animal. Temos também brinquedos onde colocamos ração que se solta aos poucos ou inda comedouros que criam certa dificuldade em apreender o alimento. Isso acaba estimulando o animal que acaba se alimentando e brincando ao mesmo tempo, da mesma forma que faz com a caça.

Enriquecimento físico estrutural: feito através da colocação de esconderijos e arranhadores para o gato. Os esconderijos podem ser caminhas estilosas ou até mesmo as famosas caixas de papelão, tão amadas pelos gatos.

Enriquecimento físico vertical: os gatos possuem habilidade natural de pular e escalar, portanto colocar suas coisas em partes altas da casa já um excelente começo, como por exemplo, sua caminha, suas vasilhas de água e comida e até mesmo sua caixa de areia. Além disso, a instalação de prateleiras ao longo da casa permite que o gato se exercite e que se sinta mais seguro.

E por fim as janelas! Uma janela segura e com tela é um excelente estímulo visual, auditivo e olfativo para um gato! Se a janela não tiver um parapeito adequado, encoste um móvel próximo para que o seu gato deite e observe o lado externo.

Então, vamos aproveitar as dicas e tornar o ambiente do nosso amigo mais interessante?

assinatura_artigo_tayana